segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para além do bem e do mal



A velha disputa entre o bem e o mal povoa as cabeças e corações da população em geral. Não falo de todos, alguns já superaram esse duelo besta. Digo besta e ultrapassado por simplesmente não haver bem e mal absoluto, não existe o que é completamente bom nem o que seja completamente mal, existem diferentes pontos de vista e guerras de vontades.
Essa idéia de que há forças que conspiram para o bem e outras que o fazem para o mal é uma visão que não se enquadra com a realidade. Percebemos, através de nossas experiências, que o certo e o errado vai de acordo com quem melhor souber argumentar e usar os fatos e situações a seu favor, quebrando com a mítica ordem do universo onde havia claramente um bem e um mal.
Pode ser dentro da religião, onde esse discurso é mais forte, pode ser dentro da política ou até de nossas relações pessoais, sempre achamos que o certo é aquilo que fazemos, e quando erramos não foi por fazer o mal, mas por fazer um bem incompleto. Bem e mal morreram no dia de seu nascimento, quando o primeiro homem convenceu o segundo de que bom era a terra ficar cercada e pertencer a quem a cercou primeiro.

Draylton Tavares

Um comentário:

  1. Muito bom...mas discordo em partes, com seu ponto de vista.
    A questão do bem e do mal é relativo, é valida de acordo com a realidade que cada um vive.
    Sendo absoluto ou não esta idéia (de bem e mal), não se pode mensurar o nível de uma guerra quando não se esta nela. Cada indivíduo tem seu ângulo de ver o mundo, para aqueles que vivem neste duelo vêem os outros que estão de fora como covardes que fugiram da realidade (da batalha).
    Então é relativo o bem e o mal, eles sempre existirão, nunca morreram e nunca morrerão, devido a diversidade de mentes, culturas e crenças no mundo.

    =)

    ResponderExcluir