domingo, 25 de abril de 2010

Verme Capital




Havia um tempo em que sonhávamos.
Pensamos bastante e descobrimos que em uma centena de anos poderia o capitalismo mudar, mas sabemos que isso é um sonho distante.
Percebemos que levaria mais tempo. O capitalismo é um verme que muda, ele se adapta ao organismo que ocupa, então ele não vai mudar em pouco tempo.
O que nos resta, sem o pessimismo, sem o falso realismo é viver diferente do que prega.
Sabendo que não há escapatória, pois um sistema é um sistema.
Para se corroer um sistema demasiado forte é necessária uma grande mudança sócio-econômica, coisa que está muito longe de nós, pois esse verme que muda é um parasita que nos delicia a ser alimentado, nos deixando com cada vez mais sede de alimentá-lo.
A fome e o prazer em nosso estômago, em nossa libido parecem ser tão naturais, parecem ter nascido conosco.
Comer-nos, devorar-nos, imaginar um novo paraíso é apenas uma realidade fictícia da nossa mente.
Distante apenas pelo próximo clique que nos levará a janela onde todos os desejos não existem enquanto não criarem uma nova tecnologia.
A necessidade de consumir aquilo que é novo parece tão natural quanto esquecer aquilo que é antigo.
A vontade de comer, de devorar, está em nós naturalmente. Quando pensamos: A que droga de sistema que nos diferencia e nos deixa indiferentes a “n” situações miseráveis.
Logo voltamos a pensar no sapato desejado, na roupa cara, no restaurante de luxo que quer jantar.
Não há escapatória total, a única escapatória é lutar como ele, como um verme, tentando fazer o mesmo, corroê-lo, devorá-lo, digeri-lo e excretá-lo.

Draylton Tavares e Cássio Tavares

Um comentário:

  1. "Não há escapatória total, a única escapatória é lutar como ele, como um verme, tentando fazer o mesmo, corroê-lo, devorá-lo, digeri-lo e excretá-lo."

    Essa luta é fadada ao fracasso, algo impossível de ser vencido.
    Surgiu tantas coisas na História (comunismo, socialismo e etc), para se combater o capitalismo (um sistema, que ao meu ver, expõe de forma pura a ambiguidade do ser humano - ser tão bom e ao mesmo tempo tão ruim), que até hoje não foi vencido, ele é supremo no mundo.
    Só observar, países que são comunistas estão cedendo ao capitalismo, de uma maneira vagarosa e resistente, mas não conseguiram vencer a "queda-de-braço".
    China abriu as portas do seu mercado para o mundo, Cuba hoje permite pequenos comerciantes indepedentes (alguns microempresários não dão todo seu rendimento ao governo, apenas pagam impostos como uma empresa privada).
    Isso deixa claro, lutar contra este verme, é lutar sabendo que não irá vencê-lo. O homem é capitalista em sua essência, e por mais que tente escapar dele, não consegue uma hora ou outra terá que ceder.

    ResponderExcluir