quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pod(e)ando


Sou negra
Mulher
Tenho sessenta e três anos
Finalmente consegui o direito de casar
Com minha parceira

Sou branco
Homem
Tenho vinte e um anos
Sou hetero

Me sinto lesado, me sinto esquecido pelo poder público. Porque essas ditas minorias tem mais direitos que nós? Dívida histórica? Luta pela igualdade? Caso um negro me chame de branquelo safado terei direito de lutar contra a discriminação dele? Se um gay me chamar de machista, ou retrógrado terei eu direito de argumentar? Tenho medo do que digo, pois sinto minha liberdade de pensamento podada pelos diversos estatutos da igualdade. Não posso apenas estar de mal humor um dia e resolver expor meu ponto de vista e ser prejudicado por causa disso? Será que é errado gostar do sexo oposto? Ser jovem? Em certas horas tenho receio de soar antigo, de emitir meus juízos de valor e ir contra a lei, pois o artigo primeiro da constituição já não me basta como proteção. Me sinto esquecido pela lei por não fazer parte das minorias. Noventa por cento, dado por alto, da população brasileira é mestiça (duvido que esses dez por cento sejam puros, se é que existe pureza no Brasil) e mesmo assim os negros, pardos e morenos são uma minoria excluída. Ser homossexual se tornou status de luta pela liberdade. Então ser hetero é lutar pela manutenção da sociedade estabelecida ou ser marginal? Se sou homem posso ser caçoado pelas mulheres de todas as maneiras, mas contar uma piada onde a chamo de feia é crime? Até os ateus têm mais direitos que os brancos, heteros, jovens e homens.
Quero minha liberdade de expressão.

3 comentários:

  1. Muito bom, bom mesmo...só não comento pq será outro texto...hahaha

    Mirian da Costa.

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal!
    Parabéns Galera pelo trabalho,Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Tava tudo muito bom até a ultima frase "até os ateus têm mais direitos que os brancos heteros, jovens e homens".

    Sou branco, hetero, jovem, homem e ateu, não to pedindo espaço na sociedade por isso, porque nós ateus já temos este espaço, nunca deixamos de ter.

    Do mesmo jeito que você disse, eu digo: um católico pode até me discriminar por não crer em nenhum ser inventado, mas eu não posso tirar sarro com a ignorância dos outros?

    Não entendi sua colocação.

    ResponderExcluir