terça-feira, 2 de março de 2010

A Grande Mídia e Outros Peixes

O papel da grande mídia já foi ricamente discutido entre diversas pessoas, seus pontos positivos e negativos já chegaram próximos da exaustão, mas sempre algo novo aparece a favor ou contra essa forma de comunicação. Não pretendo aqui defender a mídia de massa, mas ver como a pequena mídia pode ser tão efetiva.
Todos aqueles que têm consciência sobre o que é mídia sabem muito bem que o papel de informar cabe a ela. Vemos na verdade a grande mídia cumprindo esse papel, porém a maneira distorcida do repasse de informação confunde mais que direciona. Se direciona é para aumentar o consumo e um estilo de vida egoísta e inconsciente. Por outro lado a pequena mídia nos traz essa visão crítica da realidade, informa e propõe programas, matérias reflexivas, seja no jornal televisivo ou impresso.
Onde está o erro na pequena mídia para que ela, com seu caráter de formadora de sujeitos pensantes, não seja amplamente assistida? Sua falha é a linguagem, as expressões são difíceis e sua imagem é feia. Observamos, quando circulamos pelo centro, ou periferias, que a grande mídia está em todo canto: outdoors, vitrines, cartazes, etc...sua imagem é boa e a linguagem acessível. Os “moderninhos” de plantão irão logo levantar suas cabeças ocas e dizer: Falta conteúdo! Falta arte! Falta subjetivismo! Isso é só mercado! O que dizer como resposta? É claro, se a pequena mídia, com seu intuito de formar opinião, fosse atraente além do próprio conteúdo e mais barata a massa teria acesso e desejo de conhecer.

Draylton Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário